Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Promotoria apura rixa entre peruanos, bolivianos e paraguaios em SP

    Publicado por G1 - Globo.com
    há 13 anos

    O Ministério Público Estadual apura a suspeita de crimes motivados por rixa entre bolivianos, paraguaios e peruanos em São Paulo. O procedimento foi instaurado pelo promotor Marcelo Rovere após ele ter conhecimento de que estão ocorrendo homicídios, latrocínios, assaltos e brigas entre imigrantes das comunidades na região central da capital paulista. Imagens gravadas por câmeras de segurança e cinegrafistas amadores obtidas pelo G1 mostram alguns desses enfrentamentos nos redutos latinos.

    De janeiro a julho deste ano, a Polícia Militar diz ter atendido 71 ocorrências envolvendo "cidadãos" da Bolívia, Paraguai e Peru. Durante esse período, um estrangeiro foi assassinado e ocorreram 34 roubos e 36 casos de lesões corporais. Os ataques ocorrem geralmente à noite em bairros do Canindé, Brás e Pari. Apesar de a PM admitir que ocorrem "perturbações" na região, a maioria dos casos não é registrada pelas vítimas nas delegacias. Levantamento feito pelo G1 mostra que de novembro de 2010 até o mês passado somente sete de dez conflitos entre os três povos é investigado. No período analisado, foram assassinados sete estrangeiros (cinco bolivianos, um paraguaio e um peruano). Outros 15 ficaram feridos. A compilação dos dados leva em conta registros oficiais e subnotificações relatadas por testemunhas.

    "Recebi outras informações sobre vários ataques envolvendo paraguaios e bolivianos. São dezenas de casos que aconteceram a partir de 2010, em menos de um ano, demonstrando que alguma coisa de grave está existindo naquela região envolvendo os bolivianos e os paraguaios" , afirma o promotor Rovere.

    A Promotoria também quer se reunir com a Polícia Militar e consulados dos três países. "Para providências imediatas a fim de evitar que outros casos de violência aconteçam naquela região. De modo que haja um policiamento mais ostensivo e uma comunicação mais efetiva dos consulados com os seus nacionais. E a partir daí vamos reunir todos esses casos que estão sendo apurados pela polícia para chegarmos aos culpados e puni-los", diz Rovere.

    Durante as gravações das cenas de agressões, nenhum carro da polícia aparece. Ninguém também telefona para o 190 da PM.

    "A Polícia Militar tem conhecimento onde essas comunidades se concentram. Do Paraguai, bolivianos e peruanos na região do Canindé, Pari e parte do Brás" , diz o capitão Cleodato Moisés Nascimento, porta voz da PM. "Queremos deixar bem claro que não existem grupos formados. São desentendimentos como quaisquer outras comunidades da cidade."Garrafada na cabeçaNuma das gravações, um grupo de paraguaios agride um boliviano com uma garrafada na cabeça. Eles tentavam roubar uma sacola com marmitas. O flagrante ocorreu às 22h55 do dia 11 de julho, um sábado, na Avenida Carlos de Campos, no Pari, mas a vítima não chamou a polícia nem sequer registrou a ocorrência na delegacia mais próxima, o 12º Distrito Policial, Pari, que fica a duas quadras do local. O local desse ataque concentra bolivianos numa casa noturna da via e paraguaios do outro, perto de uma padaria.

    Mais atos de violência foram registrados por câmeras nos dias 23 e 24 de julho, um fim de semana, na Rua Coimbra, no Brás, principal reduto boliviano na capital paulista. São paraguaios batendo em dois bolivianos às 23h de sábado, segund...

    Ver notícia na íntegra em G1 - Globo.com

    • Publicações68462
    • Seguidores114
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações50
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/promotoria-apura-rixa-entre-peruanos-bolivianos-e-paraguaios-em-sp/2805190

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)